Embora você brinque com seu cão, ele precisa de muito mais exercício do que isso. Devemos passear uma vez por dia ou fazer uma caminhada acelerada de uns 30 a 40 minutos, sem deixar que ele pare para cheirar as coisas.
Nos passeios com ele, a guia deve ser mantida curta e enforcador bem no alto do pescoço, atrás das mandíbulas. Se ele fixar os olhos em algo ou alguém para atacar, assim que você perceber, dê um puxão na guia para cima, sem machucar e tire a atenção dele. É preciso estar atento e sempre puxar a guia antes do cão começar a latir e atacar. Se o animal já estiver enfurecido, será difícil controlar a situação. Detectando a posição de alerta, apenas dê o puxão rápido e continue andando firme, olhando para frente. Se o puxão não desviar a atenção, dê um "cutucão" rápido com a mão na lateral dele sem interromper a caminhada.
Sua postura nesses passeios, tem que ser firme e determinada, sem falar, mas controlando o passo do cão, nunca deixando que ele vá à sua frente, mostrará quem é que manda. Quando não puder levá-lo para o passeio, se tiver uma esteira em casa, coloque-o para andar. O exercício físico é excelente para o cão relaxar e ele ficará mais calmo.
Quanto aos ataques à objetos e animais é preciso fazer um treinamento exatamente como nas caminhadas. Coloque-o na guia, e quando alguém ou objetos chamem a atenção dele, antecipe a reação de ataque, dando um puxão na guia, tirando a atenção dele. Repita isso várias vezes, até que ele entenda que você é o líder e deixou claro que não é para ele atacar nada nem ninguém.
Atitudes do tipo cabo de guerra não é uma boa brincadeira para se fazer com um cão agressivo. Ele estará medindo forças com você, coisa que um líder nunca admite que os membros da matilha façam. O que parece ser brincadeira para nós, o encoraja. Isso é sinal verde para ele subir na hierarquia e achar que pode rosnar e atacar, afinal, líderes podem fazer isso.
Seu cão precisa entender que você manda. Ele observa sempre a nossa postura, detecta fraqueza, insegurança e medo. Não é preciso gritar, ele não entende o que você fala. Apenas tenha uma postura firme, bastante segurança que são atitudes de líder alfa. O líder não divide comida, anda sempre na frente da matilha, jamais recompensa comportamentos errados.
As pessoas fazem todas essas coisas e confundem a cabeça dos cães. Eles acabam sem ter noção da hierarquia da matilha e a se comportam de forma inadequada.
Para fazer o cão entender seus limites, é preciso entender e falar a linguagem deles, não exigindo que ele entenda a nossa. Acariciar o animal demonstrando afeto quando ele está bravo estimula comportamentos agressivos. Carinho somente quando estiver calmo e tranquilo.
O condicionamento do cão de nada adiantará se todas as pessoas da casa não colaborarem e tiverem a mesma postura firme com ele. Assim, ele ganha carinho somente quando estiver calmo e tranquilo.
Faça esses exercícios, iniciando pelas caminhadas. A recuperação do seu cão dependerá muito mais de você do que dele.