Quando se tem mais de um cão em casa, as brigas entre eles poderão acontecer. Entendendo como os cães se comportam hierarquicamente, você certamente evitará muitas brigas entre seus animais.
O cão alfa ou líder é sempre o primeiro a ser alimentado, preparado para saídas, afagado. Isso para os cães não é injustiça, muito pelo contrário, é a regra natural das coisas.
Os cães são animais sociais, acostumados a viver em grupo, onde cada um tem o seu lugar na hierarquia. Para os cães não existe um nível de igualdade entre os componentes da matilha. Existe um líder dominante, que não é necessariamente o cão mais forte, mas sim o mais justo. É ele quem vai decidir a hora de caçar, atacar, comer, descansar e, principalmente, é ele quem vai manter a ordem e a paz na matilha. Ele está sempre atento e alerta a qualquer movimento estranho. Quando os cães são ainda filhotes, brincam muito entre si de uma brincadeira chamada dominante X dominado, o que nessa hora é diversão, mais tarde torna-se lei.
Quando os cães começam a crescer, geralmente se sentem fortes o suficiente para conquistar a liderança, iniciando as brigas entre os membros da matilha. Cabe ao dono dos animais reforçar a liderança do atual líder (a não ser que ele já esteja velhinho e/ou aceite que outro fique com a liderança).
É claro que o líder alfa, o grande chefe, sempre deve ser o tutor. Nunca deixe qualquer cão pensar que pode tomar a liderança do dono. Quando isso acontece, a volta à normalidade é dolorida, pois o relacionamento com o animal muda drasticamente.
O cão alfa ou líder é sempre o primeiro a ser alimentado, preparado para saídas, afagado. Isso para os cães não é injustiça, muito pelo contrário, é a regra natural das coisas. Quando tudo funciona assim, os cães vivem na mais perfeita harmonia. Isso porque o líder (o tutor) está fazendo sua parte direitinho; assim, nenhum outro cão precisa se preocupar, pois sabe que na hora certa ele terá comida, afago e brincadeiras.