O Réveillon é um dia de comemorações para nós, porém temida para os tutores e seus pets. Os estrondos ensurdecedores e os clarões nos céus pelos fogos de artifícios são aterrorizantes a todos animais. Mesmo o pet mais confiante e equilibrado pode ficar com medo de sons que não são familiares para ele. Assim, temos que procurar diminuir esta fobia, para que o seu animal de estimação fique mais tranquilo nestes casos.


Inicialmente, devemos entender a origem desse medo de fogos. A audição da maioria dos animais é muito sensível, podendo escutar a origem do som em até 6 centésimos de segundo e chegando a escutar até 45 mil hertz. Essa sensibilidade foi desenvolvida ao longo da evolução, com o intuito de detectar presas e aprimorar a comunicação com outros companheiros da matilha. 

Então, o som dos fogos, alarmes, trovões dentre outros pode ser uma fonte de inquietação. Algumas dicas podem ajudar seu pet nesta hora.

 Esta dessensibilização deve ser iniciada o quanto antes com treinamentos através de alguns exercícios com o animal.

Em dias tranquilos, coloque o som de fogos para o seu pet ouvir e faça com que esse momento seja de brincadeira e diversão, para que ele associe o barulho a algo positivo e prazeroso. No início ele pode ficar amedrontado, mas com o passar do tempo ele vai se acostumando.

Acariciá-lo nesse momento não o ajuda a se ajustar ao barulho, e sim, pode fomentar o medo. Se ele se sente mais seguro em seu lugarzinho durante o tempo em que os fogos de artifício estão sendo soltos, permita que ele se esconda. Podemos ajudar a abafar o barulho externo dos fogos de artifício com o som da televisão, rádios ou até mesmo com o ventilador.

Devemos passar toda confiança para o seu pet. Lembre-se que os cães e gatos são peritos em linguagem corporal e vão saber se você estiver só fingindo estar calmo.

Pode ser colocado um algodão no ouvido do animal quando possível para que ele não escute com tanta intensidade o barulho.

Devemos sempre conferir o portão da sua casa para que os pets, quando estão com medo no momento dos fogos, fujam para rua. Uma coleira com identificação ou microchip de identificação podem ajudar localizá-lo caso isso ocorra.

Tratamentos homeopáticos podem ser utilizados para diminuir a ansiedade do animal, porém o resultado é a longo prazo.  Em casos extremos, o médico veterinário responsável pode prescrever ansiolíticos ou tranquilizantes para que o animal.

Uma ferramenta que tem obtido uma taxa elevada de sucesso em reduzir o medo e a ansiedade de cães e gatos é a Thundershirt, que é uma espécie de camiseta que faz uma

pressão constante e tranquilizadora no tórax do cão, propiciando a sensação de conforto, relaxamento, e a percepção do próprio corpo e do posicionamento dele no espaço, o que lhe dá uma maior autoconfiança e sentimento de segurança.

 

 

 

O “Truque do Pano” ou o método Tellington Touch é uma técnica de menor custo. É sabido que animais que tem esse tipo de pavor também tem grande sensibilidade nas regiões traseiras, nas patas e nas orelhas. O método consiste em amarrar seu cachorro com uma faixa para estimular a circulação sanguínea nas regiões extremas do corpo e com isso reduzindo sua irritabilidade. O método é de fácil realização, porém tome cuidado para não apertar muito e não deixe o nó em cima da coluna. Tenha certeza que seu pet não ficará sozinho pois esse pano pode prendê-lo a móveis e levá-lo à estágios de medo ainda piores.

 

 

Lembre-se, é preciso tempo e condicionamento para que seu pet ganhe confiança para superar o pavor aos fogos de artifício. Assim, ele também se sentirá feliz com a chegada do ano novo por estar ao seu lado.

 


 

 

 

Clínica Veterinária 4 Patas - (31) 3534-4623