Por que os cães odeiam ficar sozinhos?
O ideal é que nenhum cão seja deixado sozinho por longos períodos, pois eles sentem-se péssimos nesta situação. Os cachorros são animais sociais, que carregam em seus genes a necessidade de viver em grupo. Os ancestrais do atual cão doméstico sempre viveram em grupo, o que garantia a sobrevivência de todos.
As caçadas eram feitas por membros do grupo, o que garantia a alimentação, a defesa de todos também era exercida por mais de um membro da "equipe", garantindo-se, assim, a integridade do todo.
O instinto de sentir-se parte de um grupo, sentir segurança ao estar inserido dentro de um grupo, ainda prevalece. E o fato do ser humano ser também um animal social facilitou bastante a convivência entre as duas espécies. E, quando o cão, que estava muito feliz e relaxado com os donos, é deixado sozinho, certamente sentirá ao menos um desconforto.
Alguns sintomas visíveis são: latidos em excesso, automutilação, destruição de objetos, apatia... Nestes casos, o nível de estresse do cãozinho atinge níveis preocupantes, podendo gerar a chamada síndrome da ansiedade de separação.
O dono deve sempre estimular a independência de seu cão. Assim, treinar o comando "fica" para que o cachorro possa perceber que o dono sai do cômodo, mas em seguida volta. Isso ajuda a diminuir a necessidade do cão de ser a "sombra" do proprietário.
Estimule o cachorro a interagir com brinquedos que não necessitam da interação com as pessoas também. Enriquecer o ambiente onde o cão costuma ficar com brinquedos ou ossos mastigáveis ou brinquedos que liberam comida, é uma boa pedida.
Permitir que ele fique onde sempre está com a família, deixar roupas com cheiros dos donos e sons naturais da casa confortará o amigo. Finalmente, não fazer da saída e do retorno ao lar um momento de muita excitação auxilia o cão a não esperar tão ansiosamente pela volta dos humanos. Se possível, ignore o cão por um 5 minutos até que ele esteja calmo e tranquilo.
As dicas acima são bastante úteis, mas o mais importante é lembrar que um dos elementos essenciais para o bem estar e felicidade do cão é estar perto daqueles que ama.