As pulgas podem causar danos diretos ou indiretos à saúde do animal. No verão o problema aumenta. A pulga encontra condições favoráveis à sua reprodução, ou seja, calor e umidade. Mas é importante é combatê-las, não só nos meses quentes, mas durante o ano todo.
Verminose também podem ser transmitidas pelas pulgas em cães e gatos. O mais comum é o Dipylidium caninum. Estes vermes têm aspecto de grãos de arroz quando encontrados mortos nas fezes ou nos pelos, próximos à região do ânus do animal. Em grandes quantidades, o verme pode causar convulsões. Todo animal que teve uma infestação por pulgas deve ser vermifugado.
A Dermatite alérgica à picada de pulgas é uma das alergias mais comuns nos cães e gatos. É um problema que pode ser transmitido dos pais para os descendentes. A saliva da pulga causa uma forte reação alérgica no animal, desencadeando um prurido muito intenso. Queda de pelos, feridas, descamação e mau cheiro são sinais clínicos frequentes. Pode se desenvolver uma infecção na pele. O tratamento é feito com prescrição do médico veterinário. Os animais que desenvolvem a dermatite alérgica apresentam os sinais mesmo com pequenas infestações por pulgas. Assim, o combate ao parasita tem que ser intenso e é o único meio de se controlar a doença.
Se o animal tiver uma grande infestação por um tempo prolongado, ele poderá apresentar um quadro de anemia já que a pulga se alimenta de sangue. Animais jovens ou idosos são mais susceptíveis. A anemia tornará o cão letárgico e inapetente. De nada adianta tratar a anemia se o animal continuar infestado pelas pulgas.
Os animais quando infestados por pulgas também podem ficar estressados, mais irritados, e às vezes agressivos. A coceira intensa pode fazer com que o animal pare de se alimentar e perca peso. Animais cardíacos ou com alterações na coluna podem ter o problema agravado pelo esforço constante em se coçar, chegando a ficar exaustos e ofegantes.
Uma infestação por pulgas pode causar muito mais do que uma simples coceira nos cães e gatos. Assim, devemos combate-las evitando dor de cabeça para nosso pet e para nós mesmos. Procure um médico veterinário de sua confiança para um controle efetivo das pulgas em seu animal e no ambiente.