Se o seu cão é daqueles que latem desesperadamente por qualquer coisa e você já não aguenta mais as reclamações do vizinho, aproveite esses conselhos!
"O cão que associar o latido a uma situação consequente que o incomode, latirá cada vez menos. É o chamado estímulo negativo"
Os cães usam o latido para poderem se comunicar. Às vezes, eles acabam exagerando, tornando-se "latidores compulsivos", incomodando visitas, vizinhos, amigos e até os próprios donos. Antes que você fique louco, tente uns truques fáceis e que funcionam bem.
Pegue um borrifador que possa lançar jato de água - preste atenção, se lançar aquela nuvem de água, quase vapor, não vai adiantar, o cão vai adorar - e jogue o jatinho de água bem no focinho dele. Faça isso da maneira mais discreta possível (vale a pena treinar antes; é sério, para você se controlar e não assustar o cachorro com o seu movimento). Enfim, quanto mais discreto você for, mais eficaz o método, pois o cachorro vai se assustar com a água, não com você.
Outro truque é colocar umas moedas ou pequenas pedras dentro de uma latinha (refrigerante ou cerveja), tampe tampando o orifício da lata com fita adesiva. Não deixe o cachorro ver a latinha. Assim que o peludo começar uma crise histérica, dê UMA chacoalhada bem forte na lata, sem ele ver. O barulho deve incomodá-lo bastante, e ele deve achar que cada vez que latir esse barulho chato vai "acontecer". A tendência é ele latir cada vez menos.