A técnica de inseminação artificial foi realizada em cães pela primeira vez em 1790. Ela é indicada nos casos em que temos diferenças de tamanho entre os cães, nos casos de não aceitação por parte de um ou ambos animais, por opção de manejo do canil, na utilização de sêmen resfriado ou congelado.
Qualquer raça pode ser inseminada porém é um procedimento mais comuns em Bulldog, Pug, Basset Hound dentre outras.
O sêmen do cão pode ser usado fresco, resfriado ou congelado. Se o se o sêmen coletado for de altíssima qualidade, este pode ser utilizado em três fêmeas. Geralmente cada coleta insemina uma só fêmea.
É um procedimento que não requer anestesia geral quando se utiliza sêmen fresco ou resfriado e que não provoca nenhum problema nas fêmeas desde que material utilizado seja higienizado, estéril e descartável.
O melhor dia para a inseminação vai depender de um acompanhamento da fase do ciclo estral, que pode ser realizada monitorando as células vaginais (citologia vaginal) ou dosagens hormonais (progesterona).
O índice de preenhez para as fêmeas inseminadas é de 80% e o número de filhotes resultantes pela técnica de inseminação artificial é semelhante ao de uma monta natural. Cadelas que foram inseminadas terão partos normais desde que a raça não tenha tendência à cesarianas, como naturalmente ocorre em bulldog.
Se for usado sêmen fresco, o cão para a coleta e a cadela a ser inseminada devem ser levados no mesmo dia. Se for utilizado sêmen resfriado, ele ficará refrigerado e poderá ser utilizado em até 48 horas. Já o sêmen congelado é armazenado em botijões de nitrogênio líquido e pode ser usado por um longo período após a coleta.
Para confirmação de prenhes, a melhor maneira é fazer uma ultrassonografia ao 28 dias após a data da inseminação.
A inseminação artificial em cães é um procedimento simples, rápido e eficiente porém, ela deve ser feita somente por um médico veterinário com experiência. É um processo relativamente barato tendo em vista que o resultado é a gestação positiva, fator este que não existiria na monta natural em determinadas raças.