As manchas na face causadas pelas lágrimas são comum em cães de pelagem branca e ou raças miniatura. Algumas raças de gatos, como os persas, também podem ser acometidas. As manchas, de coloração amarronzada, comprometem a estética e são um grande problema para os criadores, principalmente aqueles que participam de exposições.
Este derramamento de lágrimas pela face do animal é denominado de epífora. Existem várias causas atribuídas a esse problema. As lágrimas, produzidas pelas glândulas lacrimais, são responsáveis pela lubrificação dos olhos. A drenagem das lágrimas é feita pelo ducto lacrimal, uma "cânula" responsável por conduzir o excesso de lágrimas dos olhos para o interior do focinho. Se a drenagem da lágrima pelo ducto for insuficiente, ela escorrerá pela face do animal. Uma vez em contato com os pelos, a lágrima sofre a ação de bactérias existentes na pele e pelagem. Esse processo resulta na alteração da coloração dos pelos que se tornam avermelhados indo até o marrom escuro.
Em cães braquicefálicos ("cara achatada") como Shih-Tzu, Pugs, Bulldog, Pequineses e gatos Persas, o derramamento das lágrimas está associado à anatomia desses animais. Apresentando globo ocular bastante saliente, isso compromete a drenagem da lágrima pois, dentre outros fatores, a entrada do ducto da lágrima fica comprida pela posição dos olhos. Assim, a drenagem é insuficiente e a lágrima é derramada para fora do olho.
Poodle, Maltês e alguns Terriers, pode ocorrer o mesmo. Associado a isso, o excesso de pelos próximos aos olhos podem causar irritação e aumento na produção de lágrima. É aconselhável retirar os pelos que possam estar irritando os olhos dos animais.
Dentre outros fatores que podem causar o derramamento de lágrima podemos citar obstrução do canal lacrimal, deformações na pálpebra (cílios voltados para dentro dos olhos causando irritação), inflamação no ducto da lágrima, conjuntivites.
Como tratamento, algumas das causas podem ser resolvidas como a retirada dos pelos em volta dos olhos, correção cirúrgica de pálpebras com cílios voltados para dentro (entrópio), tratamento da conjuntivite e desobstrução do canal da lágrima. Quando o problema é apenas anatômico, como nas raças citadas, excluídas outras possibilidades, pouco pode ser feito a não ser a limpeza diária dos olhos e da pelagem amarronzada, com a remoção de crostas que podem se formar no local. Sem isso, pode ocorrer inflamação da pele nessas áreas escurecidas.
Existem produtos específicos que podem ser usados para minimizar o escurecimento dos pelos. Devem ser usados com cuidado para não irritar os olhos dos animais. O uso de antibióticos pode resolver temporariamente o problema, pois altera a composição da lágrima. No entanto, o efeito é apenas passageiro.