Certamente você já deve ter ouvido “meu cão mordeu um ouriço cacheiro” ou “um ouriço cacheiro jogou espinhos no meu cão”. Esse mamífero de hábito noturno e coberto por espinhos pontiagudos, desperta interesse nos cães que vivem próximo às matas. Existem várias espécies espalhadas pelo mundo, e algumas pessoas o mantém como animal de estimação. No Brasil, por se tratar de um animal silvestre, essa prática é proibida.

O ouriço mede de 25 a 30 centímetros e alimenta-se se insetos, aves pequenas, cobras venenosas e pequenos mamíferos. Não é agressivo mas, sentindo-se ameaçado, ele encolhe a cabeça e pés, e seu corpo se transforma numa bola de espinhos. Os cães, desavisados do perigo, tentam abocanhar o ouriço. 

Os espinhos do ouriço podem medir de 2 a 7 centímetros de comprimento e atravessam facilmente a pele dos animais. Os cães que tentam caçar ou brincar com um ouriço, apresentam dezenas de espinhos encravados na boca, língua e lábios. Esses afiados espinhos também podem perfurar as patas.

O ouriço não possui veneno. A dor causada pelas múltiplas perfurações é o bastante para desestimular seus predadores. Uma vez atingido, é necessário sedação ou até mesmo anestesia geral para retirar todos os espinhos, principalmente da região interna da boca. É um procedimento que precisa ser realizado em clínica veterinária. Embora o encontro com um ouriço seja bastante doloroso para o cão, muitos deles "esquecem" do perigo e voltam a abocanhar o animal. Os mais espertos, nunca mais chegarão perto.

Clínica Veterinária 4 Patas - (31) 3534-4623