As alterações hormonais que ocorrem logo após o cio podem fazer com que cadelas e gatas tenham comportamento e sinais clínicos de prenhes, sem sequer terem acasalado. Elas se aninham, choram, as tetas aumentam de tamanho e adotam desde objetos como chinelos até filhotes de outras espécies, como se fossem suas crias.
A pseudociese pode trazer problemas para a cadela quando a produção de leite for muito grande, ocasionando inflamação nas tetas, o que chamamos de mastite (ou mamite). Muitas podem uivar e chorar, parar de comer, cavar o chão e ter comportamentos que o dono não consegue compreender.
Ela ocorre em torno de 30 dias após o cio. Tem uma duração de 1 mês e deve ser tratada quando causa problemas comportamentais mais sérios ou produção excessiva de leite.
Sabe-se que cadelas que tem pseudociese são candidatas a tumores mamários, normalmente benignos, a partir de 7 anos de idade.
A castração resolve o problema de gestações psicológicas repetidas e é um método indicado para evitar outras doenças na fêmea.